O projecto educativo 2013-2016

Conheça aqui o projecto da escola:

 

Uma vez que a educação visa influenciar o futuro das crianças ao longo do seu percurso escolar, a nossa Escola deve organizar-se de forma a responder às necessidades e interesses das crianças.

 

O Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa da Escola, em que explica os princípios, os valores, os objectivos e as estratégias que a escola adota para cumprir a sua função de educar.

 

“ O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro a construir, uma ideia a transformar em acto. “ Jean-Marie Barbier

 

O Projeto Educativo estabelece os princípios e as opções que moldam o plano de atividades.

 

Elaborar o projecto educativo da nossa Escola é poder dar a conhecer as nossas preocupações e objectivos face à educação das crianças que recebemos. Este projecto, que se operacionalizará anualmente através dos planos pedagógicos anuais elaborados por cada educadora de infância, decorrerá entre Janeiro de 2013 e Agosto de 2016.

 

Com vista a uma melhor adequação à realidade, o nosso projecto educativo pretende-se dinâmico, flexível, interactivo e evolutivo de forma a dar resposta à educação das crianças, às necessidades dos seus pais e às particularidades da comunidade em que se insere. Acreditamos que a educação artística é promotora do pensamento crítico e potenciadora da transformação da mentalidade e atitudes. Por isso mesmo o nosso projeto tem como tema: DESCOBRIR A ARTE NA QUINTA.

 

O projecto baseia-se no modelo pedagógico misto, que abrange vários modelos educativos. No entanto, existe a preocupação em seguir uma linha comum de cooperação e partilha entre todos os elementos da equipa pedagógica.