ENCONTROS COM PAIS NA GRÃOS DE GENTE

Todos os motivos são bons para podermos falar sobre os nossos filhos. Por isso de manhã, quando os deixamos na Grãos, roubamos uns minutinhos ao nosso trabalho para falarmos com a educadora sobre o que nos preocupa… ou, ao final da tarde, enternecemo-nos a ouvir as histórias do dia passado na escola, as descobertas e aventuras, as aprendizagens feitas. E no caminho encontramos outros pais que se preocupam e enternecem tal como nós, e mais uns minutinhos deliciosamente perdidos a partilhar desta coisa tão especial que é sentir o crescimento dos nossos filhos.

É com este espírito que vos propomos ENCONTROS COM PAIS NA GRÃOS DE GENTE. Partilhar ideias sobre o que os faz crescer felizes e saudáveis.

Para nos ajudar nesta reflexão convidámos o psicólogo Luís Pote, psicólogo clínico infantil que desde 2013 tem colaborado com a Grãos de Gente, seja na formação e aconselhamento da equipa pedagógica na área da psicologia infantil, seja no apoio pontual aos pais.

Aqui vos deixamos a proposta e o desafio para que se inscrevam. Se quiserem trazer mais um amigo ou familiar, saibam que serão muito bem vindos. Esta formação está aberta à comunidade. Deverá ser feita a inscrição no secretariado da Grãos de Gente ou junto da educadora da sala do vosso filho. Preço por Encontro: 5 eur.

babyblues-757955

 

PROGRAMAÇÃO “ENCONTROS COM PAIS NA GRÃOS DE GENTE”

 

DO NASCIMENTO AOS 18 MESES

DIA: 20 abril  (Segunda feira) das 17:30h às 18:30h
LOCAL: Refeitório do jardim-de-infância
TEMAS
Aspectos psicológicos do Sono e da Alimentação
A aquisição da marcha
A Separação
O nascimento psicológico

 

DOS 18 MESES AOS 3 ANOS
DIA:18 maio (segunda feira) das 17:30h às 18:30h
LOCAL: Refeitório do jardim-de-infância
TEMAS:
As birras
Largar as fraldas
A linguagem
A chucha e os “objectos transitivos”
 

DOS 3 AOS 5 ANOS
DIA: 15 junho (segunda-feira) das 17:30h às 18:30h
LOCAL: Refeitório do Jardim-de-Infância
TEMAS:
Os medos
Os pesadelos e os terrores nocturnos
A curiosidade sexual
O gosto pelo conhecimento

 

Publicado em Uncategorized | Publicar um comentário

O Novo Ano Letivo 2014/2015

 

postal2

O novo ano já quase que vai velho… De tão atarefados que estávamos que nem demos pelo tempo passar. Foi a azáfama do costume na preparação do novo ano letivo: a programação e a calendarização das atividades, a organização das salas, a recepção aos nossos pequeninos Grãos, o apoio na adaptação à nova escola ou às novas rotinas… e depois foi vê-los crescer! De tão embevecidos que estávamos que quase nem demos pelo tempo passar. Tantas coisas que fizémos e descobrimos!

Passeámos pela vinha e comemos muitas uvinhas.

A música que os nossos pais e manos mais velhos tocaram para nós encheu-nos o coração.

Ouvimos Raul, o contador de histórias, e rimo-nos a bom rir com a gargalhada sonora da sua voz.

Fomos ao mercado da vila de Oeiras e aprendemos muitas coisas sobre todos os alimentos.

Soltámos a bruxa que há em nós, na festa do Halloween.

O teatro veio à escola e divertimo-nos com todos os amigos do Bobi, o cão salsicha.

Comemos castanhas bem quentinhas. E que cheirinho elas deitavam!

 

Tantas coisas ainda por fazer e descobrir… Este vai ser certamente um ano em cheio!

 

Publicado em Uncategorized | Publicar um comentário

Boas Férias

Para além dos nossos parabéns à Equipa Pedagógica (incluindo a Professora de Música, Margarida), também queríamos deixar um grande agradecimento para as colaboradoras que fazem o trabalho invisível de manter a escola impecável, distribuindo mimos através da apresentação impecável dos espaços de refeição, da limpeza dos espaços comuns e de surpresas como os bolos e muitos abraços. Obrigada à Lourença, Luísa, Tânia e Sandra.

A COMUNIDADE GRÃOS DE GENTE

Tal como sabem, a Grãos de Gente é – acima de tudo – uma comunidade. Para além de pagarem as mensalidades :), os Pais e, por vezes, os Avós e outros familiares, são envolvidos na gestão da escola e na concretização de pequenos projectos e actividades.
Felizmente, é muito difícil nomear todos os envolvidos que fazem ateliers, dão o apoio informático (incluindo alojamento), oferecem material, tratam de orçamentos e de processos burocráticos, alimentam a agenda cultural da Escola, entre muitas outras dádivas.
Esta partilha e responsabilização é, acima de tudo, uma prenda preciosa para os nossos filhos que usufruem do produto do trabalho e, acima de tudo, aprendem com o exemplo e com a generosidade dos adultos.
Para além do apoio dos Pais e o trabalhos dos professores das extra-curriculares, neste ano lectivo foram muito importantes as seguintes pessoas e entidades:
– Centro Cultural Palácio do Egipto (Câmara Municipal de Oeiras). Em três anos de colaboração, no meio da enorme crise institucional e financeira, os técnicos nunca deixaram de receber os nossos meninos de braços abertos, contribuindo para a sua formação artística e humana. Um grande agradecimento à Luísa, Isabel e Rui.
– Museu da Água (EPAL) que desenvolveu um projecto educativo integrado com o grupo dos 4-5 anos, trabalhando ao longo de sete sessões no Museu e na Escola. Depois de visitas ao Museu e na própria Quinta (que têm elementos comuns como tanques , aqueduto, e elementos decorativos), os grupos de trabalho construíram os seus próprios “Caminhos da Água”, projectos apresentados aos Pais no Museu da Água, a semana passada. Obrigada, Isabel e Margarida.
– Filosofia para Crianças com a mediadora Irina Duarte, que dinamizou sessões semanais com as crianças mais velhas, numa lógica de experimentação que se revelou muito interessante para todos os envolvidos, incluindo a Equipa Pedagógica.
– Bombeiros Voluntários de Oeiras que ofereceram uma visita muito espontânea e vão dar formação gratuita sobre a Prevenção de Incêndios e Segurança a todos os colaboradores da Escola.
– A colaboração com os Psicólogos Isabel Bento e Luís Pote que estão a dar formação à Equipa Pedagógica da Escola, numa lógica de continuidade, nas áreas comportamentais e pedagógicas.
– O atelier de arquitectura “Lugar Vivo” que está a fazer os projectos de licenciamento das duas valências.

MENSALIDADES E DESCONTOS 2013-2014

A mensalidade irá manter o valor de 310,00 € no próximo ano lectivo. Será introduzida uma novidade: desconto de 10% para irmãos.

ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES 2013-2014

Existem algumas alterações às actividades extra-curriculares. Este ano vamos abrir duas novas actividades:

Na Creche:

  • Música para Bebés
  • Yogababy (novidade)

No Jardim de Infância

  • Inglês
  • Karaté
  • Ballet
  • Filosofia para Crianças (novidade)

PROTOCOLOS COM OUTRAS ENTIDADES

Para quem interessar, temos dois protocolos que oferecem condições interessantes para as famílias Grãos de Gente.

– KIDS CLUB – FUN LANGUAGES. Tal como sabem, esta escola assegura as aulas de inglês no Jardim de Infância, com o apoio da Professora Mónica, que é uma “teacher” muito popular e muitíssimo dedicada.
No âmbito do protocolo com a Grãos de Gente, o Kids Club – Fun Languages oferece as seguintes condições para os funcionários, pais e irmãos dos meninos GG:

Poderão usufruir de 25% de desconto na inscrição e 5% de desconto na mensalidade. Se houver mais do que um membro da família a frequentarem as nossas aulas acresce um desconto de 5% no primeiro membro da família inscrito e 10% nos restantes. Para mais informações, contactar a escola:

Fun Languages – The Kids Club Oeiras
Rua Marechal Costa Gomes, lote 14 – loja 4
2780-270 Oeiras
21 442 75 41 / 96 234 19 35 / floeiras@gmail.com

– BELA VISTA AQUA E FITNESS.

Vantagens concedidas pelo Bela Vista Aqua & Fitness aos trabalhadores, colaboradores e respectivos familiares directos da Grãos de Gente:

Valor de inscrição reduzido dos actuais 70EUR para 10EUR, com o seguro obrigatório incluído; Cartão Gold (livre trânsito, com toalha incluída) por 39.99EUR mensais (correspondente a um desconto de 38% sobre o preço actual de 65EUR); Cartão Gold Off Peak, (livre trânsito das 7h00 às 16h00 nos dias úteis e das 13h30 às 19h30 ao Sábado e Domingo) por 29.99EUR mensais (correspondente a um desconto de 51% sobre o preço actual de 61EUR).

Os valores propostos implicam a cobrança por débito directo em conta e não são acumuláveis com outras campanhas em vigor. Para mais informações contactar o Ginásio: http://www.belavista-wellnessclub.com/

BOAS FÉRIAS!
A Direcção

IMG_0456

Publicado em Uncategorized | Publicar um comentário

A Primavera, o dia da Mãe e um artigo inspirador

O Jardim de Infância

por Eduardo Sá

postal4 postal3 postal2 postal1OLYMPUS DIGITAL CAMERAfotografia (1)

1. “Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para …aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância – lhes repetem: ” Hoje vai correr tudo bem!”

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão ” só porque sim”. O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!”

Eduardo Sá

Publicado em Uncategorized | Publicar um comentário

Há Fadas no Jardim de Infância: Aula Aberta de Ballet

Esta galeria contém 6 imagens.

O fim de tarde desta terça-feira foi animado por uma dúzia de fadas em diversos tons de rosa, branco, preto, vermelho. Entre os maillots, as colants de malha colorida mais próximas do inverno de que o Bolshoi, as nossas pequenas … Continuar a ler

Mais Galerias | Publicar um comentário

Filosofia para Crianças no Jardim de Infância

Esta galeria contém 1 imagem.

Os cursos de Filosofia para Crianças resultam de um apelo feito pela UNESCO para o fortalecimento do ensino da Filosofia no mundo, como uma ferramenta para um Mundo mais igualitário e mais democrático. O exercício crítico, desenvolvido numa lógica de … Continuar a ler

Mais Galerias | Publicar um comentário

Actividades extra-curriculares

Esta galeria contém 1 imagem.

Para além do programa pedagógico integrado, os Pais podem ainda optar por inscrever os seus filhos em actividades extra-curriculares. O valor mensal de cada actividade varia entre 15,00 € e 20,00 €, sendo da responsabilidade de professores certificados, feitas em alguns casos, em … Continuar a ler

Mais Galerias | Comentários fechados em Actividades extra-curriculares